O Caos na Bolsa e o Escândalo com Michel Temer – Devemos operar notícias? (Parte 2)

Por Jose Gaspar em 19 de maio de 2017 às

Na quarta-feira, dia 17/05/2017 uma denúncia feita pelo empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F que controla a JBS, contra o presidente Michel Temer, caiu como uma bomba atômica em Brasília e na Bolsa de Valores.

Quando a denúncia veio a público os mercados já estavam fechados, mas acreditava-se que no dia seguinte o dólar dispararia para cima enquanto a bolsa como um todo iria cair. Isso realmente aconteceu. A previsão se confirmou. O dólar teve uma alta de quase 8%, enquanto o índice Ibovespa caiu perto de 9%.

A volatilidade foi tão alta que a Bolsa acionou um mecanismo chamado Circuit Breaker que congela as operações até o mercado se acalmar. Um belo cisne negro como diria Nassim Taleb.

Após a divulgação da delação no final do dia 17/05, a alta do dólar e a queda da Bolsa eram esperadas por praticamente todos os economistas e analistas. Então, será que ontem, o dia seguinte à notícia, havia uma oportunidade excepcional para se comprar dólar logo que o mercado abrisse e vender contratos futuros de índice?

Vajamos o gráfico intra-diário do dólar:

2

Realmente houve uma alta expressiva de quase 9% no dólar. Mas note que essa alta aconteceu em gap. Ou seja, o mercado já abriu com essa alta precificada. Imediatamente após abrir, o dólar caiu quase 3% em menos de uma hora. E após essa queda se manteve lateral todo o resto do dia.

Vejamos o Índice:
3

Como a previsão indicava, o índice realmente caiu e caiu muito, cerca de 15%, mas também em gap. O mercado abriu com a queda e depois subiu mais de 8% em apenas uma hora.

Ou seja, na prática, para um trader que quisesse tirar vantagem no intraday da previsão de alta do dólar e baixa do índice, o mercado fez exatamente o oposto do que se achou que ele faria.

Com exceção da própria JBS que comprou dólares antes da notícia vir a público e acabou lucrando com o escândalo, pois possuía a chamada “informação privilegiada”, pouquíssimos traders conseguiram lucrar com o evento.

Mais uma vez fica a dica: Muito cuidado ao operar notícias. Melhor ficar fora do mercado sempre que alguma coisa estranha estiver acontecendo ou prestes a acontecer. Seja arisco. Fuja ao menor sinal de perigo.

José Gaspar

Fiquem ligados no Facebook da L&S e na série de vídeos Como Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores.

4

 

Share on Google+Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe seu comentário