O QUE É DRAWDOWN?

Por Jose Gaspar em 25 de julho de 2017 às

Businessman standing on falling diagram and peering into the future on the background of stock market selloff. Economic crisis. Bankruptcy and money devaluation.

Drawdown (lê-se dródaum) significa rebaixamento ou declínio. Em economia é a medida da diminuição de uma variável financeira (geralmente o lucro acumulado) a partir de um topo histórico ao longo de um determinado período de tempo.

Vamos simplificar.

Imagine que você fez várias operações no mercado financeiro ao longo de dois anos e anotou os retornos mensais que teve. Alguns meses deram lucro, outros deram prejuízo.

A tabela abaixo mostra cada resultado mensal ao longo dos dois anos iniciando com um capital de 100 mil reais.

captura-de-tela-2017-07-24-as-23-13-17

No final dos 24 meses tivemos um bom lucro. Saímos de 100 mil reais e chegamos a 186.934,39. Ou seja, tivemos um retorno total de 86,93% ao longo dos 2 anos. O que dá em média 43,47% ao ano, ou 3,62% ao mês.

No entanto, tivemos alguns meses com prejuízos. Podemos observar na tabela que tivemos dois períodos de quedas nos meses 5, 6 e 7, e depois nos meses 16, 17 e 18. Esses retornos negativos fizeram com que o capital acumulado diminuísse. No gráfico abaixo essas duas diminuições ficam claras:

captura-de-tela-2017-07-24-as-23-11-58

O Máximo Drawdown no período é a maior diminuição que tivemos no capital total antes de um novo avanço. No caso do exemplo acima é a segunda redução do capital.

Podemos calcular o Máximo Drawdown da seguinte maneira:

captura-de-tela-2017-07-24-as-22-56-33

Assim, no caso do nosso exemplo, o Máximo Drawdown é a maior máxima em todo o período (159.300,22) menos a maior mínima (140,923,35), dividido pela maior máxima. Ou seja, 11,54%.

Isso quer dizer que a maior redução que tivemos no capital foi de 11,54%.

Um exemplo mais simples:

Imagine que você tem um capital inicial de 100 mil reais e depois de uma série de operações no lucro este capital foi, digamos, para 150 mil. Então, você teve uma série de operações no prejuízo e este valor baixou para 120 mil. Pois bem, a diferença percentual entre os 150 mil, que foi o maior valor alcançado no período, e os 120 mil que foi o menor valor que o capital chegou, é justamente o Máximo Drawdown. No caso, 20%.

Podemos dizer que o Drawdown é o preço que você paga para ter lucro em um determinado período de tempo.

Ou, em outras palavras, o Drawdown é a dor sentida pelo trader entre um topo em seu capital e um subsequente fundo anterior a um próximo movimento de alta.

Dois aspectos do Drawdown merecem atenção por parte do trader:

1 – Magnitude do Drawdown

Quão baixo é o Drawdown do seu método? Quanto mais baixo ele for, maior o risco que você está correndo ao realizar operações naquele método específico. Não adianta você ter um método que gere lucros gigantescos se o Drawdown ao qual você está exposto pode diminuir tanto o seu capital que você seria expulso do mercado.

Não basta olhar o lucro de um método, você também precisa estar atento ao Drawdown.

2 – Duração do Drawdown

Quanto tempo demora entre dois topos do seu capital? A Máxima Duração do Drawdown é o maior período de tempo que você leva para se recuperar de uma perda no capital. Se um método gera Drawndowns pequenos, mas você acaba demorando muito para recuperar-se mesmo dessas perdas pequenas, talvez o método não seja bom o suficiente, pois você está tendo um custo de oportunidade. Talvez, com outro método, você já poderia ter se recuperado e estar gerando lucro.

Em resumo, conheça o Drawdown do seu método e esteja sempre atento a sua magnitude e duração.

José Gaspar

 

Fiquem ligados no Facebook da L&S e na série de vídeos Como Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores.

image8

Share on Google+Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe seu comentário

Opiniões dos Leitores

  1. Manoel Luiz Triani Silva 28 de julho de 2017
    Caro Gaspar, Excelente artigo. Bem didático e mais ainda, extremamente útil. Abraços, Manoel
    • Jose Gaspar 31 de julho de 2017

      Olá, Manoel. Muito obrigado. Abraços! Gaspar
  2. Mario Wajc 1 de agosto de 2017
    Ola Gaspar Talvez eu não tenha entendido o conceito, mas o max dd não seria a maior redução no período /capital acumulado no final, ou seja (159 -140)/186=10%. Abraço Mario Wajc
    • Jose Gaspar 1 de agosto de 2017

      Olá, Mario. Você pode fazer essa conta tb, ela pode ser útil em certas situações, mas não é o Drawdown nem o Max DD. A definição matemática de Drawdown se baseia na diferença percentual entre um topo e um subsequente fundo. E o Max DD é o maior valor negativo assumido pelos vários DDs ao longo do período. Assim, o DD é calculado a cada valor assumido pelo capital. Se você observar na quarta coluna da tabela você verá o DD até aquele momento. O Maximo DD é o máximo valor negativo assumido pelo DD em todo o período, no caso, 11,54% no mês 18. Em outras palavras. O Max DD é a maior queda anterior a uma nova alta. Não importa se a alta vai atingir o infinito depois. A maior queda que você teve foi aquela lá atras. De outra forma o Max DD iria diminuindo com o tempo, tornando-se irrelevante se o seu capital aumentou. Então precisamos saber seu valor em relação ao topo anterior a ele e não ao topo atual. Ou seja, num determinado momento a sua grana caiu 11,54% em relação ao que você tinha até aquele momento. Não ao que você tem hoje. A sua duvida é boa. Vou fazer um video sobre isso e aí comento sua questão. Obrigado pelo comentário. Abraços!