O que são setups e como operar na bolsa de valores com eles?

Por Jose Gaspar em 27 de fevereiro de 2017 às

Business chart and graphs with US money and the words BUY? spelled out in keyboard letters

Este é o segundo artigo da série INDICADOR, SETUP e MÉTODO. Neste trataremos do SETUP.

Como vimos no artigo anterior, um indicador é um cálculo matemático feito com os preços de um ativo. Ele é usado para visualizar de forma mais clara e simples como está acontecendo a movimentação dos preços.

Uma vez que sabemos o que está acontecendo com os preços, podemos tomar a importante decisão sobre se devemos comprar, vender ou ficar de fora daquele ativo em particular. Essa decisão é feita usando o setup.

Um setup, então, é um conjunto de regras que vai dizer quando você deve entrar e quando deve sair de uma operação. Ele também diz quando você não deve fazer nada. Às vezes, não fazer absolutamente nada é a melhor estratégia.

Um setup, geralmente, é baseado em um ou mais indicadores.

Vejamos um exemplo de setup simples baseado numa média móvel.

Entrada: compre a ação quando o preço de fechamento cruzar para cima a média móvel exponencial de 21 períodos.

Saída: venda quando o preço cruzar essa média móvel para baixo.

Baseado neste setup extremamente simples teríamos tido um lucro de cerca de 30% em dois meses na ação ABEV3 durante essa expressiva alta mostrada no gráfico abaixo. O círculo vermelho à esquerda foi nosso ponto de compra da ação, o da direita, nosso ponto de venda, e a linha verde nosso lucro.

setup-mm21

Outro exemplo de setup, agora baseado no indicador IFR (índice de força relativa).

Entrada: compre quando o IFR de 14 períodos cair abaixo do nível 30.

Saída: venda quando o IFR subir acima do nível 70.

Baseado neste setup teríamos feito as duas operações mostradas no gráfico abaixo da ação POMO4.

setup-ifr

A janela abaixo dos preços mostra os valores assumidos pelo IFR. Ele é um indicador do grupo dos osciladores e varia de 0 a 100. Compramos a ação quando seu valor é menor que 30, no primeiro e no terceiro círculos vermelhos; e vendemos quando seu valor é maior que 70, no terceiro e no quarto círculos. A linha verde representa os lucros que tivemos em cada uma das operações.

Na primeira o lucro teria sido de 40% em 30 dias, e na segunda 24% em 20 dias.

Podemos também combinar dois ou mais indicadores. Por exemplo, compre quando o IFR cair abaixo de determinado valor, desde que o preço esteja acima de uma média móvel de determinado período.

Existe uma infinidade de setups criados por pesquisadores e traders. Alguns são muito bons, outros nem tanto. Para escolher entre a variedade esmagadora de setups existentes você tem duas possibilidades:

  • Acreditar na palavra de um trader experiente que diz que o setup é rentável.
  • Testar o setup.

Evidentemente recomendo a segunda opção. Você mesmo deve testar o setup em vários ativos e ver se ele realmente gera mais lucro do que prejuízos. Você pode testar o setup de forma MANUAL, ou seja, olhando o gráfico e anotando as várias operações que o setup indica. Em cada uma você calcula lucro, prejuízo, tempo da operação, etc. Ou você pode testar o setup de forma AUTOMÁTICA, usando um software para fazer esses testes, também chamados backtestes. Vou escrever um artigo mostrando como fazer backtestes tanto manualmente quanto por software.

Outra coisa que deve ser levada em conta é que um determinado setup pode funcionar muito bem em um grupo de ativos e não funcionar nada bem em outro grupo. Portanto, além de testar o setup em si, você também precisa descobrir em quais ativos ele funciona melhor. Trata-se da estratégia de escolha dos ativos que também veremos em artigos futuros.

Recapitulando. No artigo anterior vimos o conceito de INDICADOR, neste o SETUP. No próximo artigo veremos o MÉTODO, que é o terceiro conceito necessário para criar uma estratégia para operar na bolsa.

Fiquem ligados no Facebook da L&S e na série de vídeos Como Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores.

banner2

 

Share on Google+Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Deixe seu comentário